segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ligando um LED em 110 ou 220Vac

Nesta primeira postagem quero agradecer pelo acesso ao meu blog e dizer que espero que as dicas e estudos aqui postados possam contribuir para somar conhecimento aos leitores. A eletrônica está presente em nosso dia a dia, tanto é que utilizamos equipamentos eletrônicos desde quando acordamos (despertador) até quando vamos dormir (TVs, lâmpadas fluorescentes). E estes equipamentos, quando foram inventados, alguém ficou acordado até tarde, levando papéis e mais papéis com anotações pra tudo quanto é lado, queimando componentes, pensando, pensando, pensando...
Bom, a eletrônica é isso, não se faz um bom projeto simplesmente juntando um monte de componentes com solda e deixando funcionar. O caminho é longo, mas se você também gostava de desmontar tudo que funcionava com eletricidade quando era criança, para saber como funcionava, acredito que a leitura deste blog será interessante...


O LED (Ligh Emitting Diode), ou diodo emissor de luz é um semicondutor muito utilizado nos aparelhos eletrônicos. Não estarei explicando detalhes técnicos deste componente, pois o objetivo nesta postagem é outro. Quero somente citar que o led possui características semelhantes ao de um diodo comum, como tensão reversa máxima e corrente direta máxima, além do Anodo e Catodos, que são os 2 terminais. Para diferenciar o anodo do cátodo temos 3 modos:


  1. O terminal maior do led é o anodo e o menor é o catodo.

  2. Dentro do led, a chapinha menor é o anodo e a maior é o catodo (pode variar em alguns tipos de leds).

  3. Com o auxílio de um multímetro na escala de diodo, quando aparecer o valor de uma resistência na escala do multímetro, o terminal onde colocamos a ponta de prova vermelha é o anodo . Em alguns multímetros não é possível fazer a leitura desta resistência, pois a mesma é maior que a escala do multímetro. Uma dica é que quando iniciamos a leitura, um determinado valor aparece no multímetro e depois desaparece. Conclui-se então que o terminal onde estava a ponta de provas vermelha é o anodo.


Assim como um diodo, se um led for ligado sem um resistor, ele deixará passar uma corrente intensa, pois possui uma resistência interna muito baixa, e queimará na hora. Então você precisa colocar um resistor para limitar essa corrente.
E quando estamos falando de corrente alternada, cabe lembrar que essa corrente varia o sentido 60 vezes por segundo, no caso da rede elétrica aqui do Brasil. Se colocarmos somente o resistor e o led em uma rede 110V a tensão reversa será de 155,56V, aproximadamente e, em 220V, 261,2V (valores de pico). Como geralmente estes leds são comprados em lojas de eletrônica, e não vem com nenhum valor escrito, fica difícil saber quais são as suas características.

O que eu geralmente faço nos projetos é:

  1. Adotar corrente máxima de 25mA. Isto não significa que vou utilizar sempre esta corrente. Posso utilizar um corrente menor. Vai depender se eu quero que o led fique mais forte ou mais fraco e quanto que o circuito que vai alimentar o led pode fornecer de corrente.

  2. Tensão do led: 2,0V.

  3. Coloco um diodo em série com o resistor do led.

O diodo que eu utilizo pode ser 1N4004 a 1N4007. Conhecendo as características desse diodo fica mais fácil saber que o mesmo irá suportar a tensão reversa.
Outro detalhe que vale ser lembrado é que o led não ficará aceso direto, ele ficará acendendo e apagando 60 vezes por segundo. Mas isto não será perceptível (pelo menos não tanto).

O resistor utilizado é um resistor comum de 1W, com resistência entre 33K e 47K. Você pode até utilizar outros valores, mas eu não aconselho utilizar valores muito abaixo. Vale lembrar que a potência do resistor deverá ser maior exigindo um resistor de 2W ou até mesmo 3W.

Para finalizar gostaria de dizer que este é um exemplo prático mesmo. Não citei os cálculos de potência e resistência pois é muito relativo. Depende de uma série de fatores, como por exemplo se o resistor ficará em local fechado, com ventilação forçada ou não, qual a tensão exata da rede, a corrente de pico máxima que o led suporta...

16 comentários:

  1. posso por mais led nesse mesmo esquema?

    ResponderExcluir
  2. posso por mais leds nesse mesmo esquema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, terá que calcular a soma das potencias e alterar a potencia do resistor, dependendo do consumo
      Segue formula
      W=V*I

      Excluir
  3. Abraça! Que é só isso! Com certeza o led vai queimar. Pois em CA, ha que se considerar a tensão reversa alta; justamente onde o led não suporta esse tipo de circuito. Uma dica a ser feita é trabalhar com um capacitor despolarizado de 0,5 a 1 microfarad em série com esse circuito demonstrando, havendo ainda a necessidade de inversão do diodo. O diodo deve estar em modo inverso ao led.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o circuito está correto, não é necessário capacitor, já fiz este tipo de ligação o led suporta bem até 20mA, só a potência de dissipação do resistor que varia com corrente maior no Led.

      Excluir
  4. Para maior eficiência luminosa, além de não precisar de um resistor de polarização, veja o link abaixo. O circuito é valido para 110V, se desjar usar em 220V, mude o valor do capacitor de poliester metalizado para 0,15uF/450V:

    http://farm9.staticflickr.com/8083/8318487914_f4e1bec9cc.jpg

    ResponderExcluir
  5. Não queima, já testei só que com um resistor de 56k. Eu coloco um led nos interruptores de casa, pra poder acender a luz no escuro.

    ResponderExcluir
  6. Dessa forma funciona sim, pois trabalho em uma loja de componentes e vendo para meus clientes dessa forma, e até faço a montagem para alguns clientes que pedem. Um Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  7. VOCE FOI O MAIS CAPACITADO NESTE A SUNTO ESTA CERTO FOI MIL, JRBS TEC INSTRUMENTISTA A 43 ANOS.

    ResponderExcluir
  8. eu comprei uns sem o diodo e funciono mas sera q ao longo tempo ela queima?

    ResponderExcluir
  9. Depende da corrente que o led está trabalhando. Se for uma corrente baixa não há necessidade, mas para correntes maiores é recomendado utilizar o diodo. Tem que ver no datasheet a tensão reversa do Led.

    ResponderExcluir
  10. Fiz um a sete anos e nunca queimou está assim mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Posso colocar resistor de 1/4 de potencia?

    ResponderExcluir
  12. Kkkk cada ideia, . Existe n maneiras de acender um.led, vc ou cá e só ver t/r ou tensão/ corrente, ou mesmo correntes x resistência, todas ideias são válidas, uns trabalha com rrstancre indutiva ou reatancre capacitiva, são duas deficiência em componentes que são aproveitados

    ResponderExcluir
  13. Alguma sugestão para utilizar um led de 12V alto brilho?

    ResponderExcluir